Live discute o tráfico de pessoas em instituições religiosas

No encontro desta quinta-feira (23), às 19h, o tema será "A Fé como mecanismo de controle e exploração" e tem a participação da procuradora do MPT-MA Andrea Gondim e do pastor evangélico Henrique Vieira

Dados do Ministério da Justiça mostram que, entre 2018 e 2019, 184 brasileiros foram traficados para outros países. Desses, 30 eram crianças e adolescentes. O número de pessoas que foram arrancadas do país pode ser ainda maior, pois muitos casos são subnotificados.

Entre 2014 e 2018, o MPT registrou 1.260 denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores, firmou quase 334 termos de ajustamento de conduta (TACs) e ajuizou 136 ações, segundo dados do sistema MPT Gaia.

Com o objetivo de alertar a população geral sobre os impactos do tráfico de pessoas no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e parceiros estão promovendo, durante o mês de julho, uma campanha nacional que aborda as múltiplas facetas do tráfico humano.

As ações fazem parte do Projeto Liberdade no Ar, que surgiu da necessidade de capacitar e orientar profissionais dos aeroportos para identificação de vítimas de tráfico de pessoas e de trabalho análogo à escravidão. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os encontros deixaram de ser presenciais e passaram a ser virtuais.

A campanha conta com uma série de lives e reúne especialistas e representantes, que abordam 20 questões para entender o tráfico de pessoas. No encontro desta quinta-feira (23), às 19h, o tema será "A Fé como mecanismo de controle e exploração" e tem a participação da procuradora do MPT-MA Andrea Gondim e do pastor evangélico Henrique Vieira.

De acordo com a procuradora do MPT-MA, existem casos de líderes religiosos que usam sua influência no grupo para desvirtuar o trabalho voluntário e submeter seus seguidores ao trabalho forçado, inclusive em outros países, com grave e inaceitável desvio de finalidade que impõe a atuação ministerial.

Os debates ocorrerão até o dia 30 de julho, no canal da Asbrad no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=IANo1dBMvNY), às 19h, e retransmitidas no canal do MPT na mesma rede (TVMPT), às 21h. As inscrições nas atividades podem ser realizadas no site https://www.even3.com.br/traficodepessoas. Serão conferidos certificados aos que acompanharem ao vivo.

Imprimir