Expoimp 2019 é alvo de campanha do MPT-MA e Gerência Regional do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a Gerência Regional do Trabalho de Imperatriz realizam campanha educativa sobre os direitos dos trabalhadores rurais durante a 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que começou no último sábado (6) e se estende até o dia 14 de julho. Haverá distribuição de informativos.

Segundo a procuradora do Trabalho do MPT-MA em Imperatriz Renata Océa, o informativo visa orientar tanto os empregados quanto os empregadores acerca dos direitos e deveres que cada um possui na relação de contrato, evitando, assim, novas irregularidades. 

 Em 2017, o MPT-MA recebeu denúncias de que o alojamento utilizado pelos trabalhadores da Expoimp estava em condições precárias. Naquela época, a procuradora do Trabalho Fernanda Furlaneto realizou uma inspeção e constatou que muitos trabalhadores não possuíam registro formal de trabalho, tinham jornadas laborais irregulares e estavam alojados em condições inapropriadas. 

 Em outubro de 2018, o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), organizador da Expoimp, comprometeu-se a corrigir as irregularidades encontradas e a fazer novos alojamentos para os trabalhadores. 

 Em 2019, a procuradora Renata Océa realizou nova inspeção, encontrando melhorias. “Na edição do Expoimp do ano passado, os trabalhadores dormiam em alojamentos pequenos e as redes ficavam próximas. Mas, em junho deste ano, em nova inspeção, pôde-se ver que novos alojamentos foram construídos para os trabalhadores”, explica ela.

Imprimir