MPT-MA participa de mais uma formatura do “Projeto Superação”

O Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida realizou na última quinta-feira (28), a solenidade de certificação da segunda turma do Projeto Superação. O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), o Instituto Trabalho Decente (ITD) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) são parceiros nesta inciativa. Na cerimônia foram certificados oito jovens, que ainda terão acompanhamento das instituições na sua entrada no mercado de trabalho.

Procuradora Virginia Azevedo ao lado de formando do programa
Procuradora Virginia Azevedo ao lado de formando do programa

O MPT-MA foi representando no evento pela procuradora do Trabalho Virginia de Azevedo Neves, que fez questão de ressaltar a importância do projeto e de dar uma chance para esses jovens. “É uma imensa satisfação para o MPT, porque a gente consegue mostrar para esses garotos e garotas que eles são capazes de ser inseridos no mercado de trabalho e têm o direito inclusive a ter uma vida digna. E o objetivo maior é mostrar que eles têm o direito e devem buscar a dignidade na sua vida e no trabalho”, ressalta a procuradora do Trabalho.

Lançado ano passado, o Projeto Superação foi implantado nos 11 centros socioeducativos com objetivo de fortalecer as competências educacionais, tecnológicas e relacionais dos adolescentes voltadas para a aprendizagem e inserção no mercado de trabalho. O projeto também presta orientação a esses jovens para inclusão e permanência na área de emprego, seja no mercado formal ou aprendizagem juvenil e outras formas de trabalho dignas.

A presidente da FUNAC Sorimar Saboia, falou como a instituição tem buscado ações para garantir a inserção dos alunos na esfera de emprego e que será feita uma reunião para continuidade desta ação.

“Nós sabemos que a educação é um dos pilares de inserção de qualquer pessoa da sociedade. Então, o projeto Superação trabalha na questão da pré-aprendizagem, trabalhando as diversas competências para o adolescente poder competir de forma digna. Com o encerramento do projeto piloto será realizada uma avaliação entre a Funac, MPT e ITD para avaliação da continuidade do projeto na fundação”, explica a representante.

Um dos cursistas agradeceu a oportunidade de ser inserido no curso e o quanto isso vai mudar a vida dele. “Os ensinamentos que tive no Projeto Superação vão me ajudar a construir um novo projeto de Vida. Quero agradecer a fundação, aos professores do projeto, toda equipe e direção do centro socioeducativo”, comemora o aluno.

Com informações de O Imparcial.

Imprimir