MPT Solidário: entrega de presentes é marcada por emoção

Qual é o valor de um sorriso de uma criança? Sem dúvidas, o sorriso sincero não tem preço, ainda mais quando ele é carregado de gratidão e alegria. Foi nesse clima festivo e de solidariedade que a equipe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) realizou na manhã desta sexta-feira (18), a entrega de 109 brinquedos aos alunos da Escola Rubem Almeida (anexo 1), na Vila dos Frades, na área do Coroadinho, dentro do projeto Papai Noel dos Correios.

Os estudantes escreveram cartas ao Papai Noel com pedidos variados: bola, carro, boneca, material escolar, mochila, entre outros. Os procuradores, servidores, terceirizados e estagiários do MPT-MA adotaram voluntariamente as cartinhas, responsabilizando-se pela aquisição dos presentes. Este foi o quarto ano que a instituição integrou a campanha dos Correios.

“Nossa comunidade é muito carente e sofre sérios problemas sociais e de infraestrutura. Foi a primeira vez que participamos e vocês não imaginam a felicidade das crianças ao saber que seriam atendidas. Elas ficaram eufóricas ao saber que iriam ver o Papai Noel”, lembrou, emocionada, uma das professoras.

Em sua saudação, o procurador do Trabalho Marcos Sérgio Castelo Branco destacou a importância dos estudos e das brincadeiras para o desenvolvimento pleno das crianças e ressaltou os males causados pelo trabalho infantil. “Além da solidariedade, este é um momento de reflexão e conscientização. Temos que proteger nossas crianças e garantir a elas os plenos direitos”, disse ele.

Perguntadas sobre as profissões que desejam seguir na vida adulta, as crianças foram enfáticas: “Quero ser médico”, disse um. “Eu pretendo ser advogada”, confessou outra aluna que, poucos minutos depois, aproveitou a chance para abraçar o Papai Noel e agradecer pelo presente recebido.

Além de brinquedos e materiais escolares, foram distribuídos exemplares de uma revista em quadrinhos do MPT que aborda, de maneira lúdica, os perigos que o trabalho precoce causa às crianças.

Imprimir