Fórum Estadual de catadores(as) de resíduos sólidos é revitalizado no Maranhão

A revitalização do Fórum Estadual do Desenvolvimento Sustentável das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis aconteceu nesta quinta (21), em uma reunião aberta, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Estado do Maranhão. No encontro, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) foi representado pela procuradora do Trabalho Fernanda Mauri Furlaneto, coordenadora regional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap).

A revitalização do Fórum Estadual é parte do processo para fortificar o diálogo e o vínculo dos(as) trabalhadores(as) de reciclagem no estado. “Nosso objetivo é buscar, juntos com parcerias, um espaço de diálogo e crescimento comum para o desenvolvimento sustentável, pensando em formas de trabalho satisfatório, para fazer valer a pena o que diz a nossa constituição”, enfatizou a procuradora do Trabalho Fernanda Furlaneto.
 
A reunião contou com a participação de catadores, associações e cooperativas de reciclagem das cidades de São Luís, São José de Ribamar, Barreirinhas, Vargem Grande, Santa Luzia, Porto Franco, Balsas, Coroatá, Timon, Tutóia, Caxias, Imperatriz, Açailandia e Buriticupu.

A iniciativa tem por finalidade promover a autonomia dos profissionais de reciclagem, tendo em vista também a necessidade em prestar a assistência social e jurídico devida. “Nosso propósito é criar um local de discussão das necessidades, das vitórias e das brigas institucionais dos catadores e catadoras de materiais recicláveis”, pontuou o promotor de Justiça de Meio Ambiente Claudio Rebêlo Correia Alencar.
 
O forúm é fruto da parceria dos grupos de catadores(as), com o MPT-MA, Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Agencia Executiva Metropolitana (Agem) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Naturais (SEMA).
 
Dentre as deliberações, foi definida a realização de um encontro estadual dos profissionais de resíduos sólidos a cada dois anos, como forma de permitir a elaboração do plano estadual de reciclagem e também a efetivação da economia criativa do setor.

"A revitalização do fórum é um sonho. Antes, era pra mim uma utopia, e agora é uma realidade,m. Agradeço a todos por isso, pois hoje é real, já que a função dos catadores e das catadoras é essencial para o meio ambiente", afirmou Maria José Castro presidente da Cooperativa do Trabalho de Resíduos Sólidos do Maranhão.
 
Durante o encontro, houve a exposição de vassouras feitas por meio da reciclagem de materiais plásticos (garrafas de água sanitárias, iogurte, refrigerante, amaciando e detergente) pela COOPEMAR, na cidade de Coroatá (MA). Os itens são vendidos para empresas locais, o que permite a geração de renda para muitas famílias.

 

  
  
 
  
  
 

 

Imprimir