Procurador-chefe Maurício Lima concede entrevista à TV Mirante

O procurador-chefe do MPT-MA, Maurício Lima, participou, ao vivo, na manhã desta quinta (05), do Quadro Bastidores do Bom Dia Mirante (Rede Globo). Na entrevista, ele destacou algumas das áreas de atuação prioritária do MPT-MA, como o combate ao trabalho escravo e à exploração infanto-juvenil, os diferentes tipos de assédio e a promoção da igualdade no mercado de trabalho.

Maurício Lima ressaltou também a importância do MPT-MA como uma instituição capaz de contribuir para resolução de conflitos entre o empregador e o trabalhador.

“No MPT, quando observamos que determinado problema pode ser solucionado por meio de conciliação ou mediação, chamamos as partes para tentar compor aquele litígio”, explica ele.

Sobre o trabalho escravo, o procurador-chefe analisou que a falta de oportunidades no estado e questões econômico-sociais acabam por estimular a migração de maranhenses para outros estados da federação, muitas das vezes para empregos em condições degradantes e análogas à escravidão.

Com relação à problemática do trabalho infantil, Maurício Lima enfatizou que são desenvolvidas inúmeras campanhas para conscientizar a sociedade sobre a importância de manter as crianças na escola e longe da exploração.

Ele salientou ainda temas como os assédios eleitoral, moral e sexual no ambiente de trabalho e as diversas formas de discriminação, ressaltando que são questões de relevância para atuação repressiva pelo MPT-MA.

Veja a entrevista completa neste link

   

  
  
 

Imprimir