MPT-MA investigará acidente fatal em obra da Caema

A morte do operário Ronivaldo Gomes Costa na última terça-feira (14), na obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Areinha, em São Luís, será investigada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).

Segundo o procurador do Trabalho, Maurel Selares, o caso é grave. “Nós devemos procurar investigar de quem é a responsabilidade: da tomadora do serviço, da empresa contratante ou de terceiros”.

O trabalhador era torneiro hidráulico e atuava na instalação de dutos no bairro da Areinha, quando foi soterrado e acabou não resistindo aos ferimentos, morrendo no local. Segundo informações da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), o homem é funcionário da construtora Artec, empresa contratada para realizar as obras.

Segundo o procurador Maurel Selares, existem diversas medidas que podem evitar acidentes de trabalho fatais, como o ocorrido ontem (14). “O treinamento do trabalhador é muito importante, assim como a fiscalização da empresa contratante e da empregadora. É preciso ter um técnico ou engenheiro de segurança na obra e, além disso, quando o serviço envolver escavação, é necessário ter um técnico especializado nessa área”.

Imprimir