Procuradora do MPT-MA participa de live sobre o combate ao tráfico de pessoas

Gerente do projeto “Liberdade no Ar”, procuradora Andrea Gondim estará em evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública do RS

A procuradora do trabalho Andrea da Rocha Carvalho Gondim, do Ministério Público do Trabalho do Maranhão, participa na tarde desta sexta-feira (30/07) de uma live sobre os desafios do combate ao tráfico de pessoas, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP). O evento também terá a participação do delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, diretor-adjunto do Departamento de Planejamento e Imigração da SSP. A live será transmitida pelo canal no YouTube e pelo perfil no Fecebook do Governo do Estado, às 19h, e encerra as atividades da 7ª Semana de Combate ao Tráfico de Pessoas.

O evento discute as dificuldades e os desafios apresentados pela necessidade de combater o aliciamento e o transporte de pessoas para situações de exploração de trabalho envolvendo coerção, fraude, engano ou abuso. Referência no tema, Andrea Gondim é também gerente nacional do projeto Liberdade no Ar, criado para, em parceria com profissionais que atuam no transporte de passageiros, identificar e coibir diferentes tais situações.

Liberdade no Ar

A campanha foi inicialmente concebida para a comunidade aeroportuária, por onde passa a maior parte dos casos denunciados, contando com videoaulas voltadas a aeroviários, com foco na identificação de casos potenciais. Em 2020, no entanto, a campanha foi estendida às redes sociais, dado o aumento do risco de aliciamento e tráfico de trabalhadores, devido à recessão causada pela pandemia de Covid-19.

O MPT atua contra o tráfico humano com ações preventivas e de acolhimento às vítimas, especialmente nos casos envolvendo trabalho análogo à escravidão e exploração sexual. As denúncias contra o crime devem ser feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Casos também podem ser denunciados ao MPT, pelo site mpt.mp.br ou pelo aplicativo MPT Pardal (disponível gratuitamente para Android e iOS).

O projeto Liberdade no Ar é realizado pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) com a parceria do MPT, ONU, Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Live debaterá fráfico de pessoas
Live debaterá fráfico de pessoas

 

 

Imprimir