• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • Destinações de bens e recursos
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Institucional
  • Ministério Público do Trabalho reivindica a implementação do plano municipal de erradicação do trabalho infantil de São Luís
  • nota ptm copiar 2-1 1
  • Banner Denúncia
  • AREAFIM
  • PROTOCOLO ADMINISTRATIVO
  • Clique aqui e acesse os editais!
  • Saiba como fazer sua denúncia ao MPT-MA
  • Petições jurídicas devem ser feitas no sistema próprio. Acesse aqui.
  • Clique na imagem para fazer o cadastro. É rápido e fácil.
  • Clique aqui e acesse os editais!

Ministério Público do Trabalho reivindica a implementação do plano municipal de erradicação do trabalho infantil de São Luís

(23/03/2026) – O Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente é uma política pública intersetorial do município de São Luís que estabelece as ações prioritárias para o enfrentamento da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.


O Ministério Público do Trabalho, através da procuradora regional do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves, participou de duas reuniões com as gestoras da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS, a Secretária Tâmara Araújo, e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAPA, a Secretária Alessandra Pontes, para cobrar a execução efetiva do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente. Os encontros foram realizados nos dias 13 e 17 de março nas sedes das secretarias e provocados pelo Comipeti - Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
As reuniões trataram da necessidade urgente da realização das ações previstas naquele documento elaborado para combater o trabalho infantil no município São Luís, que está em vigor desde 2022. As instituições apontaram o papel de cada secretaria na concretização dessa política pública, indicando as ações que são de sua responsabilidade. O MPT enfatizou que muitas ações não saíram do papel e não foram executadas, o que demonstra que o dever constitucional de proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes não foi cumprido devidamente, em absoluta violação ao princípio constitucional da prioridade absoluta, que estabelece os direitos de crianças e adolescentes têm uma importância maior e devem ser protegidos de forma prioritária.
O conjunto de reuniões reforça a atuação incisiva do MPT-MA no combate à exploração de crianças e adolescentes. Muito além da responsabilização, o objetivo maior é garantir que crianças e adolescentes possam ter uma vida digna e estejam protegidos em ambiente saudável, assegurando-lhes o seu pleno desenvolvimento

Reunião na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS

 

Reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAPA

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • audin MPU
  • Portal de Direitos Coletivos