MPT-MA participa da 2ª etapa da Caravana da Liberdade

De 23 e 25 de outubro foi realizada a 2ª etapa da Caravana da Liberdade nas cidades de Balsas, Caxias e municípios circunvizinhos. A assessora jurídica Luciene Assunção representou o MPT-MA no evento, que é promovido pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), e organizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Durante a caravana, a assessora jurídica Luciene Assunção ministrou oficinas voltadas aos servidores públicos, com o tema “Políticas de repressão e qualificação das denúncias”. Segundo Luciene, “ o principal objetivo é fortalecer a rede local de atendimento as vítimas de trabalho escravo”, declarou ela.

De acordo com dados do Observatório Smartlab, de 1995 até 2022, mais de 1.538 trabalhadores já foram resgatados de trabalho análogo a escravidão naquela região.

A 2ª etapa da Caravana também apresentou conceitos básicos do trabalho escravo e o fluxo de atividades da Coetrae.

Alem do MPT-MA, participaram do evento representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Sociedade Civil, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Estadual de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Secretaria De Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão e Instituto de Colonização de Terras.

  

 

 

  

 

 

 

Imprimir