MPT-MA abraça a Campanha Novembro Azul

20/11/2023 - O Ministério Público do Trabalho no Maranhão realizou na manhã da última quinta (16/11), a mobilização de conscientização e prevenção em prol da saúde do homem, com ênfase no câncer de próstata.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Estimam-se 71.730 mil novos casos por ano, para o triênio 2023-2025. Atualmente, ele é a segunda causa de óbito na população masculina e a única forma de prevenção é o diagnóstico precoce. 

A campanha Novembro Azul do MPT-MA contou com a participação de duas profissionais da área da saúde, a Supervisora de Autorização do Hospital Maranhense Carla Alice Ferreira, e da técnica de enfermagem Lisandra Pires, que, na oportunidade, esclarecerem as dúvidas sobre o câncer de próstata, aferiram pressão arterial dos servidores e orientaram sobre os cuidados com a saúde. Na mobilização entregou-se, ainda, folhetos informativos, brindes e preservativos.

Para Carla, a maior importância da mobilização do Novembro azul é a prevenção, “há necessidade da sociedade atual em saber dos riscos da doença, isso impacta para diminuição de casos e óbitos. E não necessariamente apenas homens, mulheres devem também entrar em ação para conscientizar esposos, filhos, irmãos e demais conhecidos”, declarou ela.

Carla também alertou sobre quem é o público alvo da campanha: “os homens a partir de 40 anos devem realizar o exame periodicamente. Pode ser feito anualmente ou a cada quatro anos, a depender da orientação do urologista”, lembrou a profissional.

A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil. Contudo, se a doença for descoberta em estágio inicial, as chances de cura são de 90%. Esses são os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Novembro Azul, MPT destaca a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. A instituição lembra: os celetistas têm direito a três dias de ausência no trabalho por ano para a realização de exames preventivos (CLT, artigo 473).

Confira aqui as fotos da mobilização no Link

 

  

 

 

Imprimir