Procurador do trabalho Luciano Aragão concede entrevista à TVs Locais

O Coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), o procurador Luciano Aragão concedeu entrevista, na manhã desta sexta-feira (12), para a TV Cidade (Record), e para a TV Difusora (SBT). As entrevistas tiveram como foco os dados de denúncias e resgate de trabalhadores, vivendo em condições análogas à escravidão, além da atuação do MPT-MA.

Luciano Aragão em entrevista ao programa “Hora D” da TV Difusora (SBT) declarou que “o MPT-MA realiza atividades tradicionalmente repressivas, ou seja, recebemos a denúncia e iniciamos a fiscalização juntamente com outros órgãos. Se a denúncia for verídica, iniciamos uma força tarefa de resgate dos trabalhadores que vivem em condições análogas à escravidão”, afirmou o procurador.

Ao “Jornal da Cidade” da TV Cidade (Record) o procurador do Trabalho destacou que “Em agosto durante a Operação Nacional Resgate III o estado do Maranhão ficou em 4º lugar em números de trabalhadores resgatados”, revelou o coordenador da Conaete. Segundo ele, o principal motivo para esse fato foi que em 2021, o MPT-MA começou a construir uma dinâmica de fiscalização mais tempestiva, com a fiscalização da denúncia em torno de até 60 dias, o que fez com que tivessem mais denúncias, corroborando com mais resultados efetivos.

O Brasil registrou, em 2023, o maior número de denúncias de trabalho análogo à escravidão da história, foram 3.422 denúncias protocoladas, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, ano passado foram resgatados 3.190 trabalhadores em condições análogas à escravidão, o maior dos últimos 14 anos no país.

O procurador do trabalho concluiu as entrevistas divulgando os canais de denúncia que o MPT-MA dispõe: o site do órgão www.prt16.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou através do aplicativo  MPT Pardal (disponível para android e IOS).

 

Entrevista para a TV Cidade (Record)
Entrevista para a TV Cidade (Record)
  
Equipe TV Cidade (Record)
Equipe TV Cidade (Record)

Entrevista para a TV Difusora (SBT)
Entrevista para a TV Difusora (SBT)
 
Equipe TV Difusora (SBT)
Equipe TV Difusora (SBT)

Imprimir